Endereços
Curitiba
  • Batel Academia FIT
    Av. Sete de Setembro, 5050, em frente à Praça do Japão.
    FONE: (41) 3243-4209.
  • Cabral Academia FIT
    Av. Munhoz da Rocha, 1089, Em cima da agropecuária Honjo.
    FONE: (41) 3352-7904
  • Mercês Academia Amaral
    Rua Joaquim Silva Sampaio, 303
    FONE: 41 3339-5388
  • Novo Mundo Academia Fit Club
    Avenida Brasília, 6823, dentro da FIT Club, bem próximo ao viaduto sobre a Linha Verde.
    FONE: (41) 3153-2692
Santa Catarina
  • Fazenda - Itajaí
    Rua Onze de Junho, 35
    FONE: 47 3346-0474
Ponta Grossa
  • Centro
    Rua Barão do Cerro Azul, 1080
    FONE: 42 3027-4769

Entenda o taekwondo nas olimpíadas

Estimado alunos e familiares da ATA Brasil.

Sempre me perguntam porque o nosso Taekwondo não está nas olimpíadas.

Acredito que aconteça o mesmo com os srs, portanto tomei a liberdade e vou explicar o que eu estudei na época de faculdade de Ed. Física, e o que presenciei nos últimos tempos.

No ano de 1994 fiz um trabalho na faculdade sobre olimpíadas, e sendo instrutor da Songahm, escolhi estudar e escrever sobre o Taekwondo nas olimpíadas.

Não sei como funciona a política no COI atualmente ( comitê olímpico internacional ), mas naquela época eram 10 dirigentes mundiais que comandavam as olimpíadas ( definiam cidades, quais esportes seriam disputados entre outras decisões ), para os srs terem uma idéia, eram pessoas de muito poder, um deles era o Sr. João Havelange ( brasileiro, que controlava o futebol no mundo ), e na época existia um General Coreano que tinha muita força política, e era presidente da WTF, me lembro bem que a conclusão que chegamos ( em 1994 ) que o Taekwondo WTF entrou nas olimpíadas por intermédio deste General.
Este é o trecho do livro ‘SENHORES DOS ANÉIS” que mostra o outro lado das Olimpíadas..

Família Olímpica, irão hospedar-se outros membros do Clube. Entre eles, o presidente Un Yong Kim, da Coréia do Sul. O Dr. Kim preside a Federação Mundial de Taek-wondo, uma arte marcial coreana. Segundo Samaranch (presidente do COI) , "Kim é um consultor em quem confio plenamente."

Kim é um veterano do mundo olímpico. Destacou-se como o membro mais importante do comitê encarregado de organizar os Jogos Olímpicos em Seul. O Dr. Kim, tendo feito carreira em uma das ditaduras militares mais brutais do mundo, foi recompensado com o cargo de conselheiro especial do presidente da Coréia. Alguns membros do COI apontam Kim como sucessor de Samaranch.

Naquela época o Karate não estava nos jogos, ( entrará apenas em Tóquio - 2020). Sendo que o Karate era bem mais difundido que o Taekwondo.

Bom, então esta foi a primeira conclusão.

Vamos a segunda: Porque não podemos disputar os jogos olímpicos?
Numa resposta curta: POR POLITICA.

Mas entendam melhor, em outubro de 2015, estava junto com o CM Ozuna no Torneio Nacional de Orlando e jantamos com o chefe da WTF nas olimpíadas e presidente da WTF nos EUA, e este Sr. estava tentando fazer uma parceria com a ATA.
Não participei da reunião com eles no outro dia, onde foi que este sr. explicou o que queria, mas fui buscar saber.

O que ele queria “em troca”,,,, que a ATA passasse todo o sistema de aulas, manuais, o conhecimento administrativo, tudo que a ATA criou, e em troca, os “atletas da ATA “ poderiam disputar as seletivas norte americanas. E ficássemos abaixo a bandeira da WTF.

Obviamente que a ATA não aceitou.
A WTF é nos EUA assim como é aqui no Brasil.

Me lembro que a ATA argumentou:
Não somos um esporte, somos uma Arte Marcial. Com valores bem diferentes da WTF.
Eles comentaram muito, os EUA tem 325 milhões de habitantes e apenas 6 competidores nas olimpíadas, ( Brasil, 204 milhões de habitantes e apenas 4 competidores nas olimpíadas ).

Então no final da reunião, ficou como estava. Percebemos que eles estão querendo se juntar conosco, quem sabe isso possa vir acontecer, ou melhor ainda, não exista diferença de estilos, eles colocam as regras e quem quiser vai lá e disputa, com certeza nós teríamos muitos faixas pretas representando o Brasil. Assim como fazemos atualmente.

Resgatando um pouco da história da Songahm no Brasil: quando começamos em 1988, não existia torneios da Songahm, e nos foi dada a missão de difundir o nosso estilo, então nós lutávamos todos os torneios abertos carregando a Bandeira SONGAHM, ( o que hoje seriam lutas de MMA ) inclusive nos torneios da WTF, no inicio sempre éramos bem recebidos, mas com o tempo passamos a ganhar todos os torneios, até que o presidente na época nos proibiu de disputar torneios da WTF, ele disse com estas palavras, “querem disputar nossos torneios, saiam da Songahm e se filiem com a WTF”.

Quem sabe um dia possamos ver uma disputa de Taekwondo nas Olimpíadas, nas 3 categorias pilares do NOSSO taekwondo, Fórmula / Armas / Sparring, com as nossas regras, com as nossas fórmulas etc…

Por enquanto seguiremos fazendo nosso grande trabalho que é mudar vidas, formando um faixa preta de cada vez!!!!!

Sigam forte no dia dia!!!

Tenham uma boa semana.

Att. Sr.Master Andrade.


| Outros


Assuntos Relacionados

  • Como fortalecer nossas crianças contra perigos como o jogo da Baleia Azul?
  • Chega ao Brasil programa de Defesa Pessoal da ATA
  • Confira o cronograma e as novidades 2017
  • Abuso infantil - Como evitar


blog comments powered by Disqus