Endereços
Curitiba
  • Batel Academia FIT
    Av. Sete de Setembro, 5050, em frente à Praça do Japão.
    FONE: (41) 3243-4209.
  • Cabral Academia FIT
    Av. Munhoz da Rocha, 1089, Em cima da agropecuária Honjo.
    FONE: (41) 3352-7904
  • Mercês Academia Amaral
    Rua Joaquim Silva Sampaio, 303
    FONE: (41) 3339-5388
  • Novo Mundo Academia Fit Club
    Avenida Brasília, 6823, dentro da FIT Club, bem próximo ao viaduto sobre a Linha Verde.
    FONE: (41) 3153-2692
  • Leader Team Ecoville
    Rua Angelo Piotto, 230
    FONE: (41) 3024-0530
Santa Catarina
  • Fazenda - Itajaí
    Rua Onze de Junho, 35
    FONE: (47) 3346-0474
Ponta Grossa
  • Centro
    Rua Barão do Cerro Azul, 1080
    FONE: (42) 3027-4769

História do Taekwondo Songahm

  • História do Taekwondo Songahm


    Nada pode ser dito a respeito do Songahm Taekwondo sem que se comente a história da Associação Americana de Taekwondo (ATA) e de seu presidente e fundador, Eterno Grão Mestre Haeng Ung Lee, fundada em 1969 em Omaha, Nebraska (EUA).
    O Eterno Grão Mestre Haeng Ung Lee, nasceu na Manchúria (China), uma colônia coreana, em 21 de julho de 1936, iniciou sua prática no Taekwondo em 1954 quando ainda era um adolescente. Treinou a Inteligência Militar da República da Coréia no período de 1956 até 1959, abrindo sua primeira academia em Osan depois de deixar a Inteligência Militar.
    Seu caminho estava traçado e sua história se unia à história do Taekwondo para sempre, após a primeira academia seguiram inúmeras outras, inclusive uma na Base Aérea dos Estados Unidos, onde conheceu o Mestre Richard Reed, da amizade entre ambos nasceu a ATA.

    Em 1965, já nos EUA, o Grand Master começou a organizar uma associação nacional de Taekwondo que seria baseada em artes marciais e algumas práticas comerciais.
    Enquanto sua organização crescia e passava do âmbito regional, para nacional e, finalmente, internacional, a ATA começou a criar padrões para garantir um bom ensino. Realizou torneios fechados em que os competidores tinham que ser membros da organização. Os instrutores passavam por um rigoroso período de treino fechado para que pudessem se tornar instrutores certificados, e para isso tinham que ir até Little Rock por uma semana e participar do Acampamento de Instrutores em Treinamento e eram submetidos a rígidos exames físicos e escritos. Nesta época foram padronizados os símbolos que seriam aplicados nos uniformes. Porém, a história da ATA tomou um rumo único em 1983, quando no Acampamento de Instrutores Certificados em Little Rock, o Grão Mestre Lee introduziu o Sistema Songahm de Taekwondo.

    O Sistema Songahm representa o resultado de anos de estudo por parte do Grão Mestre Lee. A ATA tinha usado as fórmulas do Chang Hun Taekwondo desde 1969 e as fórmulas "pinan" antes disto. No entanto, o Grão Mestre Lee notou algumas deficiências e decidiu torná-las completas. Introduziu chutes e golpes desde as fórmulas para iniciantes, o que antes não havia.

    Com o auxílio de seus instrutores mais graduados incluindo Robert Allemier, Bill Clark, In Ho Lee e Jee Ho Lee, o Grão Mestre desenvolveu um sistema unificado de ensino em que, pela primeira vez, os faixas-brancas aprendiam chutes em suas fórmulas, e o sparring sem contato foi integrado às fórmulas para aumentar o desenvolvimento do aluno estabelecendo assim um sistema mais lógico para os iniciantes. Mas muito mais do que isto, todo o sistema Songahm funciona unido com equilíbrio e harmonia, refletindo a essência desta arte marcial.

    Por exemplo, a "Estrela Songahm" é formada quando todas as 18 fórmulas do sistema Songahm são executadas. Em uma Estrela Songahm, a distância do ponto central da estrela até seu ponto superior é de 9 pés (unidade de medida). A distância total do ponto superior até o ponto inferior é igual a 18 pés, representando o número de fórmulas do sistema Songahm. Na primeira fórmula Songahm, Songahm Il-jahng, existem 18 movimentos formados por 9 técnicas, sendo cada uma delas executadas com ambos os braços e pernas.

    Para saber mais sobre a história do Songahm Taekwondo e de todos os seus poom-sae (fórmulas), visite seu Dohjang (academia) mais próximo e pergunte ao instrutor local.


Vídeos e Eventos